domingo, 25 de setembro de 2011

O Novo Acordo Ortográfico e a Minha Alergia Ao Mesmo

(Para início de conversa, faço questão de escrever este e qualquer outro texto segundo as regras que aprendi na escola não usando, portanto, o Novo Acordo Ortográfico. No entanto, nas citações que vou fazer ele vai estar presente porque a fonte já o utilizou...dito isto, siga a dança!)

Ando há muito tempo para me pôr a par dessa suposta maravilha que é o Novo Acordo Ortográfico, hoje foi o dia. Tive acesso a um exemplar do Guia para a nova ortografia e acompanhei a minha leitura com uma caneta, para ir sublinhando e colocando muitos pontos de interrogação.

Para começar, o Acordo Ortográfico (que já data de 1990) "resultou de um consenso entre os diferentes países de língua oficial portuguesa - além de Portugal, também Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste - harmonizando as regras de escrita seguidas em todo o espaço da CPLP"...até aqui estamos de acordo, estamos a falar de países onde a língua oficial é o português, tem lógica que sigam determinadas regras...mas...falando e escrevendo em bom português, sempre seguiram essas regras, mesmo tendo palavras que escreviam de forma diferente o que, na minha opinião, é um reflexo saudável da individualidade de cada país, da sua cultura, língua, etc.
Adiante! Mais à frente é explicado que as alterações efectuadas ao Acordo vêm "simplificar e sistematizar vários aspetos da ortografia do português e eliminar algumas exceções, harmonizando as regras seguidas para a escrita nos diferentes países e territórios em que o português é língua oficial (...) apenas uniformiza as regras de escrita, e não a forma de todas as palavras. Por isso, continuam a existir diferenças entre a forma como se escreve em diferentes países" Mau! Neste ponto comecei a ficar confusa...a não ser que também tenham mudado o significado das palavras, por "uniformizar" eu não entendo "existir diferenças", mas devo ser só eu, que até sou meio burrinha...

E comecei a mergulhar no capítulo das mudanças:
Maiúsculas e minúsculas...que vão deixar de se usar em nomes de meses, estações do ano e em formas como Fulano, Sicrano e Beltrano...bem...nas ultimas três eu até posso compreender (apesar de estas formas se utilizarem em substituição nos Nomes Próprios, mas enfim), agora...se bem me lembro, as estações do ano e os nomes dos meses eram considerados Nomes Próprios e, por isso, escritos com maiúsculas para os diferenciar e evidenciar a sua importância...mas pronto, está bem, passa. Ou não, porque mais abaixo diz " O uso de maiúsculas e minúsculas em português apresenta vários casos de opcionalidade, permitindo que em usos específicos se escreva, para efeitos de destaque, reverência, ou outros, com letra inicial maiúscula (...) cada instituição, como um todo, ou cada indivíduo, no seu uso pessoal e profissional, deve preocupar-se em fazer um emprego uniforme das opções que tomar". Ora, ainda bem que dizem!! Então é opcional utilizar a uniformização da regra...espectáculo!!!! (Mais uma vez aviso: Eu sou burra, pessoal, eu sou muito burra!)

Acentuação...e passo a citar: "São eliminados alguns acentos que serviam para distinguir palavras que de outra forma se escreveriam do mesmo modo, mas que têm pronúncias, significados ou funções diferentes"...Alto e pára o baile!!! Eu li bem??? (Volta a trás, lê de novo, coloca pontos de interrogação ao lado e faz uma careta). Vão, portanto eliminar os acentos de palavrinhas como pára, pêlo, pêra, péra, péla (tanto do verbo pelar como do substantivo) e pólo...bem...na minha terra (aquela onde os burros vivem e aprenderam) os acentos serviam precisamente para acentuar as sílabas tónicas e diferenciar a forma de pronunciar as palavras, precisamente por terem diferentes significados...mas eu sou burra. Vão eliminar o acento do ditongo oi em palavras graves (ok, ok, aqui eu até entendo um bocadinho...comboio e boina já não tinham acento, porque raio é que asteróide e jóia continuariam a ter...vá...torçam lá o bracinho à menina). Vai ser eliminado o acento das formas verbais terminadas em -eem (como vêem, lêem, dêem,...) e todos os seus derivados (como descrêem, revêem,...) eeerrrrmmmm...está bem. (Encolhe os ombros, mais ou menos resignada, e segue a leitura). É também eliminado o acento na letra u nas terminações verbais  -gúe(s), -qúe(s), -gúi(s) e -qúi(s) (como averigúe, argúi,...)...aaaaaahhh...está bem, levem lá os acentos, não estão lá a fazer nada pois não??? (Ah, esperem...sou eu que sou burra). Ainda no que toca aos acentos, umas páginas mais à frente no Guia, pode ler-se "Apesar de se terem eliminado alguns acentos que serviam para distinguir pares de palavras que se escrevem do mesmo modo, mantém-se o aceno em algumas palavras com essas características"...ok...sem comentários...

As consoantes mudas...as tais que só lá estão "porque sim"...vão desaparecer das palavras em que não se pronunciam, como actual, seleccionar, direcção, óptimo, actuar, entre outras, bem como em palavras que das mesmas advenham (como actualizar, seleccionador, director, acto, ...), arre, que devo ser mesmo burra...gostava de poder distinguir ato (de 'atuar') de ato (do verbo atar)...mas sou eu que sou burra, caraças!! Há ainda palavras em que estas consoantes podem ou não desaparecer, por poder haver variação na pronúncia, sendo aceites as duas variantes. Dá-se como exemplo acupunctura/acupuntura, caracteres/carateres ou céptico/cético...basicamente é a política do "escreve como falas e nós aceitamos"...pronto, está bem (volta a encolher os ombros, revira os olhos e segue a ler).

As regras no que toca a palavras hifenizadas eu nem vou comentar...entre mudanças e excepções é tão confuso que não há comentário possível...genuinamente!! (Ah, não...sou eu que sou burra, irra!)
Mas vou apenas dizer que desaparece o hífen das várias formas do verbo haver, o que significa que se escreverá hei de, hás de ou hão de, em vez de hei-de, hás-de e hão-de...(raios, cada vez me sinto mais burrinha...)

Em termos de alterações, o Guia dá-nos ainda conhecimento que as letras k, w e y passam a integrar oficialmente o alfabeto português. E aqui foi a parte em que me senti uma menina muito precoce porque, há 20 anos, aqui a vossa burrinha de serviço aprendeu o abecedário de fio a pavio com k, w e y incluídas!!! Devo ter tido uma professora muito "prá-frentex" que já andava a prever esta alteraçãozinha...

No que toca a coisinhas que não mudam com o Novo Acordo Ortográfico pode ler-se no Guia que "como aconteceu em anteriores reformas, os aspetos da linguagem que são alvo de registo legal existente não têm de ser alterados. É o caso dos nomes de pessoas e de marcas, firmas, sociedades e títulos que estejam inscritos em registo público", dando como exemplo Victor, Baptista ou Mello.
E aqui eu, eterna céptica, volto a meter a minha colherada (e com conhecimento de causa). Pois que durante anos e anos da minha vida eu ouvi a minha avó ressalvar constantemente que se chamava Lourdes, e não Lurdes, como insistiam em escrever em todo o lado. Acontece que esta queda do 'u' de Lourdes também foi reflexo de uma anterior reforma do Acordo...e acontece que nenhum sistema informático está preparado para aceitar a forma antiga. Dizia a minha avó, muito aborrecida, que os computadores lhe estavam a mudar o nome. E lá vem a céptica outra vez: acho que com tantas alterações de regras, não há sistema informático que atine e vai haver muita gente a queixar-se de lhes estarem a mudar o nome...mas enfim...sou eu que além de burra sou um bocado quadrada...

E é isto, senhores. Depois de ler o tal do Guia para a nova ortografia tenho três palavras para descrever este Novo Acordo: Complicado, Confuso e Contraditório.  São demasiadas regras que são ditas e desditas, para o meu gosto...
O Novo Acordo Ortográfico faz-me sentir burra, profundamente ignorante...e sinto que quando um dia tiver filhos vou ter sérias dificuldades em ajudar nos trabalhos de casa dos petizes...que isto no meu tempo não era nada assim, pronto!!!
Chamem-me o que quiserem, estão no seu pleno direito. Mas uma coisa é certa, eu não consigo engalinhar com esta coisa do Acordo, está a fazer-me alergia, comichão na ponta dos dedos, pronto!!! Não gosto! Aprendi determinadas regras e sempre fui menina certinha, que não dava erros, nunca deu...e agora vai começar a dar...já sinto uma caneta vermelha a rasurar impiedosamente cada um dos meus textos, cheios de erros que nunca dei...credo!! Até parece um pesadelo!!

Ah...não...sou mesmo eu que sou burra, muito burra...pronto!!

(Como curiosidade, todas as palavras deste texto escritas com aplicação das novas regras estão sublinhadas a vermelho...pelos vistos o meu computador é tão burro como a dona...)

Moonshadow

Sem comentários: