segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Ai feicibooki, feicibooki...

Há uns dois anos atrás fui iniciada no maravilhoso mundo do Facebook...por insistência de alguns colegas meus que precisavam desesperadamente de vizinhos para as suas quintas!!! Iniciei-me, portanto, nas lides agrícolas, que muitas horinhas me ocuparam. E lá continuei...já muito entendida nisto do Farmville, iniciei os meus pais na "ingrícula" também, e o bicho foi pegando. Colegas de faculdade, de estágio, de trabalho...todos bem encaminhados nas suas maravilhosas quintas...
Até que um dia me dei conta das situações ridículas em que todos nós nos colocamos, senão, vejamos:
- Um dia no autocarro, em alegre conversa telefónica com um amigo e vizinho Farmvilliano, dei comigo a dizer algo do género "Eh pá, já devo ter as abóboras murchas!".
- Uma vez ouvi um colega dizer alegremente "Quando chegar a casa tenho logo que ir tratar dos meus tomates"
- Cheguei, até, a ouvir alguém dizer alto e bom som "Oh pá, obrigadinho pela vaca que me mandaste ontem à noite!!"
- Houve uma vez em que o meu pai perguntou "olha, queres água?" e eu, apanhada desprevenida, disse que sim...enfim...recebi um regador no Farmville e fiquei muito tempo à espera que me viessem trazer o copo de água que nunca chegou...

E depois os senhores dos Farmvilles e dos Frontiervilles e dos Villes-todos já inventaram muita coisa...muitos jogos que precisam de muitas ofertas de muitos vizinhos...muitos objectos que pouco terão de agrícola mas enfim...e qual não foi o meu espanto quando há uns minutos atrás ouvi os meus pais pedirem desconsoladamente "filha, dá-nos lá um par de sapatos a cada um!!"
Desta vez já não me enganam...mas quem os ouça até pensa que é verdade!!!!

Eu cá já me vou deixando dessas coisas, que agricultura é trabalho pesado para as minhas delicadas mãozinhas...mas o vício do Facebook, esse, fica...primeiro estranha-se, depois entranha-se...e entranhou-se de uma maneira que para mim, e para muitas outras pessoas no mundo, dia que é dia tem que ter pelo menos 5 minutos de Facebook!!! E depois é isto:
- Li essa notícia no face!;
- Um amigo partilhou uma música no face...grande som!!;
- Já viste aquela piada que anda a correr no face??;
- Eh pá, tu já leste aquele comentário do "x" no face...o gajo não anda bem!!;
- Olha, vais ao evento do "y"?;
E podia continuar a citar coisas que tais, que já fazem parte do nosso dia-a-dia...

É incrível como uma coisa tão simples se tornou um "monstro" social...é efectivamente um mundo completamente à parte, em que temos os nossos amigos, os amigos dos outros, os conhecidos, os antigos colegas da escola primária...tudo dentro do mesmo saco...e depois os nossos amigos passam a ser os amigos dos outros e os amigos dos outros por um ou outro comentário trocado em comum passam a ser também os nossos amigos...

Agora, não se esqueçam...façam lá um "Like" na minha ligação, está bem?

Moonshadow

1 comentário:

Diogo Garcia disse...

(Like) , Gostei bastante, se por um lado esse grande (grande pela dimensão de ligações que tem espalhado pelo mundo virtual e não só , e grande pela grandeza que as pessoas lhe dão) facebook tem a parte cómica bem ilustrada neste texto também tem a parte "triste" da nossa dependência a ele, como também foi ilustrada. Mas adorei a leitura.