sexta-feira, 29 de setembro de 2006

Mais algumas...made in Fernando Pessoa

Ou melhor... made in Bernardo Soares...

"Por vezes amolece-se-me a alma, e então os promenores sem forma da vida quotidiana bóiam-se-me à superfìcie da consciência"

"...ser a página de um livro, a madeixa de um cabelo solto, o oscilar da trepadeira ao pé da janela entreaberta, os passos sem importância no cascalho fino da curva, o último fumo alto da aldeia que adormece, o esquecimento do chicote do carroceiro à beira mautina do caminho..."

"Passo tempos, passo silêncios, mundos sim forma passam por mim."

"Não me choca a interrupção dos meus sonhos: de tão suaves que são, continuo sonhando-os por detrás de falar, escrever, responder, conversar até."

"Não o prazer, não a glória, não o poder: a liberdade, unicamente a liberdade."

"Passar dos fantasmas da fé para os espectros da razão é somente ser mudado de cela."

"Encontrar a personalidade na perda dela - a mesma fé abona esse sentido de destino."

"Há momentos em que cada promenor do vulgar me interessa na sua existência própria, e eu tenho por tudo a afeição de saber ler tudo claramente."

"Estranho quanto fui e que vejo que afinal não sou."

"A presença de outra pessoa descaminha-me os pensamentos; sonho a sua presença com uma distracção especial, que toda a minha atenção analítica não consegue definir."

Há mais umas quantas mas ficam para depois...
Poéticamente me despeço...

1 comentário:

Dalila disse...

Obrigada pelo resumo :)
Nada como umas frases perdidas de Pessoa para de repente nascer mais oxigénio no próprio ar.
Dalila