quarta-feira, 20 de setembro de 2006

Algumas frases para pensar

Aqui ficam algumas das frases que me têm marcado durante a leitura do Livro do Desassossego de Bernardo Soares, heterónimo de Fernando Pessoa...

"A Decadência é a perda total da inconsciência; porque a inconsciência é o fundamento da vida. O coração, se pudesse pensar, pararia."

"Não tomando nada a sério, nem considerando que nos fosse dada, por certa, outra realidade que não as nossas sensações, nelas nos abrigamos, e a elas exploramos como a grandes países desconhecidos."

"Mas imperfeito é tudo, nem há poente tão belo que não o pudesse ser mais, ou brisa leve que nos dê sono que não pudesse dar-nos um sono mais calmo ainda."

"Escrevo, triste, no meu quarto quieto, sozinho como sempre tenho sido, sozinho como sempre serei."

"Nestes momentos meu coração pulsa mais alto por minha consciência dele. Vivo mais porque vivo maior."

"(...) tudo isso se tornou parte da minha vida; não poderia deixar tudo isso sem chorar, sem compreender que, por mau que me parecesse, era parte de mim que ficava com eles todos, que o separar-me deles era uma metade e semelhança da morte."

"Tenho fome da extensão do tempo, e quero ser eu sem condições."

"São horas talvez de eu fazer o único esforço de eu olhar para a minha vida. Vejo-me no meio de um deserto imenso. Digo que ontem literariamente fui, procuro explicar a mim próprio como cheguei aqui."

"Arranco do pescoço uma mão que me sufoca. Vejo que na mão, com que a essa arranquei, me veio preso um laço que me caiu no pescoço com o gesto de libertação. Afasto, com cuidado, o laço, e é com as próprias mãos que me quase estrangulo."

"O único modo de estarmos de acordo com a vida é estarmos em desacordo com nós próprios."

"Talhar um caminho na vida, e em seguida agir contrariamente a seguir por esse caminho."

"Dar a cada emoção uma personalidade, a cada estado de alma uma alma."

"Um hálito de musica ou de sonho, qualquer coisa que faça quase sentir, qualquer coisa que faça não pensar."

"Era a ocasião de estar alegre. Mas pesava-me qualquer coisa, uma ânsia desconhecida, um desejo sem definição, nem até reles. Tardava-me, talvez, a sensação de estar vivo."

"Sou todas essas coisas, embora não o queira, no fundo confuso da minha sensibilidde fatal."

...e digam-me lá que nunca sentiram nada disto... faz pensar não faz??

Saudações poéticas
Infravermelha

Sem comentários: